NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Tempestade no Estado do Paraná: ALERTA

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou um aviso de tempestade para o Paraná na quarta-feira (9). A previsão é de chuvas intensas e ventos entre 61 km/h e 99 km/h.
Os riscos, segundo o INMET, são de queda de galhos de árvores, alagamentos, incidência de descargas elétricas e granizo – que podem causas estragos consideráveis.
O aviso vale para o litoral, para a Região Metropolitana de Curitiba e também para as regiões central, norte, oeste, sudoeste e sul do Paraná.
Algumas regiões de Santa catarina e do Rio Grande do sul também serão atingidas pela tempestade, conforme o INMET.
Procurado pelo G1, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que a previsão para quarta é de chuva no estado, com risco de tempestade, porém, ainda não havia um aviso de situação de alerta.
O INMET passou uma série de instruções aos moradores das regiões que devem ser afetadas pela tempestade. Confira:
-Abrigue-se da chuva torrencial que poderá estar acompanhada de granizo e causar inundações.
-Não se abrigue debaixo de árvores, nem em frágeis coberturas metálicas, pois há riscos de quedas.
-Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia e o gás.
-Coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido.
-Revise a resistência da sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado.
-Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (risco de queda pelo vento).
-Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Fonte:G1

Detran apresenta projetos:

Detran apresenta projetos na área de trânsito para prefeitos eleitos

Os programas e ações estaduais na área de trânsito e mobilidade são apresentados aos gestores municipais que participam do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, que acontece até sexta-feira (2), em Foz do Iguaçu. O encontro é promovido pelo Governo do Estado e Sebrae Paraná. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) oferece uma série de convênios e parcerias para auxiliar as prefeituras na organização do tráfego urbano e na promoção da segurança viária.

“Sabemos das dificuldades que os prefeitos enfrentam na administração dos municípios na área de trânsito, que exige equipes de engenharia, fiscalização, educação, além de atualização constante para acompanhar o crescimento dos bairros e atender as necessidades da população. A intenção é trabalhar em parceria e ajuda-los na prestação de serviços de qualidade”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

MUNICIPALIZAÇÃO – Para atender as dificuldades dos municípios, principalmente os de pequeno porte, o Detran Paraná oferece uma nova modalidade de municipalização. Uma parceria capaz de viabilizar o funcionamento e permitir a organização de um cronograma para que os custos da prefeitura sejam programados e permitam a implantação total com maior tranquilidade. Por um prazo mínimo de 60 meses, o Departamento assume parte das atribuições inerentes ao município.

“Disponibilizamos, também, cursos de formação de agentes da autoridade de trânsito nas cidades conveniadas. O objetivo é garantir maior segurança e diminuir a impunidade, já que a fiscalização feita pelos municípios aumenta o controle e melhora as questões relacionadas à circulação, parada e estacionamento de veículos”, destaca Traad.

Os agentes recebem formação em legislação, engenharia de trânsito, operação, psicologia aplicada, segurança no trânsito, meio ambiente, noções de primeiros socorros, além de aulas práticas de fiscalização. O treinamento tem carga de 140 horas/aula e é realizado pela Escola Pública de Trânsito do Detran, em parceria com a Escola de Governo.

“Esse apoio do Detran é essencial para meu município, pois sofremos uma deficiência muito grande em nossa cidade. Nossa cidade cresceu sem planejamento, então as ruas não têm muito espaço e vamos ter que fazer uma readequação delas”, conta o prefeito eleito de Cantagalo, Jair Rocha.

SINALIZAÇÃO – Para auxiliar o prefeito e sua equipe na sinalização das vias, o Detran propõe aos municípios um convênio em que fornece suporte técnico, de projeto, consultoria e cursos de introdução à engenharia de trânsito.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Departamento de transito Londrina Informa: NOTA DETRAN EM LONDRINA (VILA YARA)

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) informa que nesta quinta-feira (8) e sexta-feira (9), a Ciretran de Londrina (Vila Yara) estará parcialmente fechada. Devido as reformas e reparos apenas os exames teóricos, práticos de direção e vistoria veicular permanecerão sendo realizados – locais em que as obras já foram concluídas. 

Os serviços referentes à abertura de processos de veículo e habilitação poderão ser solicitados no Posto Central, localizado na Rua Guaporé, 180 - Centro, ou no Posto Londrina Norte Shopping, localizado na Rua Américo Deolindo Garla, 224 - Loja 1-A - Pacaembu.

Fonte: Assessoria de Comunicação