NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

SEGUNDO SUSPEITO DO ASSALTO AO MOTOTAXISTA DE URAI SE ENTREGA A POLICIA

Segundo informações da Policia Civil de Uraí, no final da tarde de quarta feira (08) de novembro,  o segundo elemento suspeito no envolvimento do assalto ao mototaxista de Uraí, que aconteceu no dia 02 de novembro,  David de Campos (25) anos,  se entregou  na Policia Civil de Ivaiporã. 
Campos era foragido da justiça da Comarca de Ivaiporã,  por ser suspeito de ter participado da tentativa de latrocínio contra um idoso de 66 anos,  foi preso em 29 de Maio de 2015, no jardim Bandeirantes em Londrina, foi  transferido para complexo penal do município de Ivaiporã, de onde empreendeu fuga em 17 de Outubro,  agora também é suspeito da participação do assalto em Uraí. 
Informações ainda da Policia Civil, de que já entraram  em contato com o Delegado daquela localidade, onde  deverá ser colhido nos próximos dias a oitiva do elemento suspeito no assalto.

Ministério da Saúde incentiva homens a cuidar da saúde

Muitas doenças podem ser prevenidas quando os homens procuram os serviços de saúde regularmente. Esse é o alerta do Ministério da Saúde durante todo este mês de novembro, período em que fará campanha nas redes sociais sobre o tema. 

O objetivo é incentivar os homens a irem rotineiramente às unidades de saúde para acompanhar como anda a sua saúde. Dados do Ministério da Saúde apontam que dos 6.141 homens que participaram do inquérito telefônico (Vigitel 2015), 1/3 (31%) ainda não têm o hábito de ir ao médico. Desses que não vão, 55% afirmam que não precisam. 

O Ministério da Saúde tem adotado ações para levar esse público mais aos postos de saúde. Recentemente foi lançada a campanha de combate à sífilis que tem como foco as gestantes jovens e seus parceiros sensibilizando-os para a realização do teste de sífilis no início da gestação e, também incentivando o parceiro a fazer o teste, evitando a reinfeção. 

Também visando a prevenção desde cedo, o ministério anunciou que, a partir de janeiro do próximo ano será disponibilizado a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

"É preciso desconstruir essa ideia de que o homem é um super herói e que não precisa ir preventivamente aos serviços de saúde. Essa ideia errônea leva os homens muitas vezes a descobrir as doenças quando já estão em estágio avançado, o que prejudica a cura", explica o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.
De acordo com o secretário, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, do Sistema Único de Saúde (SUS), promove ações específicas voltadas ao homem e as pessoas que ele quer bem. "O homem precisa se cuidar para estar bem ao lado da sua família", disse o secretário. 

A prevenção representa ganho de qualidade de vida. Neste sentido, no SUS, o homem pode fazer uma série de exames de check-up, como sangue (hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicerídios, glicemia e insulina); aferição de pressão arterial, verificação de peso e cálculo de IMC (índice de massa corporal); função pulmonar (indicada aos fumantes); pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B (HBsAg); e teste de detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e dos vírus da hepatite C. E esses cuidados de prevenção, devem começar desde a adolescência. 

Para muitos homens, o pré-natal, por exemplo, é voltado apenas para a mulher, no período da gestação. De acordo com a pesquisa Saúde do Homem Paternidade e Cuidado feita pela Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde e Ouvidoria do SUS, cerca de 84% dos homens não realizaram exames durante o pré-natal da mulher. 

Ou seja, o que muitos não sabem, é que eles, também, podem realizar consultas de pré-natal, tendo acesso a testes de sífilis, hepatites e HIV, além de tirar medidas antropométricas (pessoa, altura e índice de Massa Corporal); exames de rotina como hemograma, lipidograma; atualização do cartão de vacina; aferição da pressão arterial; e teste de glicemia. 

Entre os problemas de saúde que mais acometem o homem estão a obesidade (57%), o alcoolismo (25%), o tabagismo (13%), segundo dados do Vigitel 2015. As principais causas de morte entre os homens, segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade, são as causas externas, como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e lesões por violência. Em segundo lugar estão as doenças do aparelho circulatório (como infarto agudo do miocárdio), seguida das neoplasias (brônquios e pulmões). 

Mais Cuidados 

Com o objetivo de prevenir, desde cedo, o HPV entre os homens, a partir de janeiro do próximo ano, o Ministério da Saúde passa a disponibilizar a vacina contra o HPV para a população masculina de 12 a 13 anos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para evitar grande parte das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, é importante que, não só o homem, mas como toda a família, adote dicas simples de saúde. A primeira dica do Ministério da Saúde é adotem uma alimentação saudável; bebam ao menos 2 litros de água por dia; evitem fumar e ingerir bebidas alcoólicas; pratiquem exercícios físicos e atividades de lazer regularmente e procurem uma unidade de saúde para fazer check up. 

Com a saúde em dia, o homem pode estar mais presente na vida de sua família em todos os momentos. Para isso, muitos são os avanços no SUS que têm permitido essa maior participação. 

Em 2005, por exemplo, foi publicada a Lei do Acompanhante (11.108/2005) que determina que os serviços da rede pública de saúde, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir a gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto. A participação no momento do parto, sendo o pai biológico ou não, pode trazer benefícios para a mulher, para a criança e para o próprio pai. 

Além disso, a publicação do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016) que apresenta alguns artigos específicos ligados ao exercício da paternidade ativa e consciente, como a ampliação da licença paternidade para os funcionários das empresas cidadãs para 20 dias, o acompanhamento de consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez da esposa ou companheira aos funcionários registrados em CLT e a garantia de um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica.

HU de Londrina quer encontrar familiar de paciente não identificado

Está internado no Hospital Universitário (HU), desde a última sexta-feira (4), um paciente não identificado que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Ele foi encaminhado pela Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) após ser encontrado pelo SAMU na avenida Paraná daquela cidade. 

O paciente apresentou melhora e está para receber alta do hospital. Ele é branco, aparenta ter aproximadamente 50 anos, cerca de 1,60 metro e apresenta um problema de fala que o impede de se comunicar adequadamente, apesar de estar consciente. Caso alguém tenha pista sobre quem é o paciente, deve ligar para a Divisão de Serviço Social do Hospital pelos telefones 3371-2303 e 3371-2256. 

O departamento jurídico do HU impede que imagens do paciente sejam divulgadas por sua assessoria de imprensa.


Fonte:bonde com imagem de Ricardo Chicarelli/Grupo Folha 

Londrina perde para o Atlético-GO e acesso fica distante

O Atlético Goianiense confirmou o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência. O objetivo do time goiano foi alcançado na noite desta terça-feira ao vencer o Londrina pelo placar de 3 a 2, no Estádio do Café, pela 35ª rodada. O título também está encaminhado. 

Com o resultado, o Atlético-GO foi aos 67 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Náutico, 57, quinto colocado. O time goiano ainda abriu oito pontos do Bahia e do Vasco, o que lhe deixa a uma vitória do título. O Londrina, por sua vez, segue fora do G4. O time paranaense terminou a rodada na sétima posição, com 54.

Com a intenção de confirmar o acesso e encaminhar o título, o Atlético Goianiense ignorou que estava jogando contra um time que vinha de quatro jogos invictos, foi logo apostando na velocidade de seus jogadores e acabou abrindo o marcador aos dez minutos. Matheus se atrapalhou todo e caiu, dentro da área, com o cotovelo na bola, penalidade máxima. Júnior Viçosa foi para a cobrança e mandou no ângulo.

O gol não esfriou o ânimo da torcida do Londrina, que empurrou o time em busca do empate. Aos 18 minutos, em cobrança de falta de Rondinelly, Everton Sena desviou e contou com uma "ajudinha" de Klever para deixar tudo igual. O goleiro chegou a encostar na bola, mas não conseguiu fazer a defesa.

O jogo seguiu com boas chances para ambos os lados. Pelo Londrina, Jô cruzou para Zé Rafael, que, de cabeça, exigiu uma grande defesa do goleiro Klever. A resposta veio com Júnior Viçosa. O atacante recebeu de Gilsinho e só desviou para colocar o Atlético-GO novamente na frente do marcador.

O Londrina voltou para o segundo tempo para pressionar o atual líder e aos dez minutos, Matheus Ribeiro derrubou Jô fora da área, mas o árbitro acabou assinalando pênalti. Germano foi para a cobrança e marcou o segundo do time da casa, levantando a torcida.

Mesmo confirmando o acesso com o empate, o Atlético seguiu em cima do Londrina e chegou ao terceiro gol aos 39 minutos. Luiz Fernando aproveitou o cruzamento de Matheus Ribeiro para confirmar de vez o retorno do clube goiano à elite do futebol brasileiro.

Na próxima rodada, o Londrina visita o Sampaio Corrêa no sábado, às 17h30, no Estádio Castelão, em São Luis (MA). O Atlético-GO recebe o Tupi no mesmo dia, às 19h30, no Olímpico, em Goiânia (GO).

FICHA TÉCNICA

LONDRINA 2 X 3 ATLÉTICO-GO

LONDRINA - Marcelo Rangel; Lucas Ramon, Everton Sena, Matheus e Léo; Germano, Anderson (Rafael Gava), Rondinelly (Alisson Safira) e Zé Rafael; Jô (Netinho) e Itamar. Técnico: Cláudio Tencati.

ATLÉTICO-GO - Kléver; Matheus Ribeiro, Marlon, Ricardo Silva e Romário; Pedro Bambu, Michel, Magno Cruz, Jorginho (Bruno Barra) e Gilsinho (Caíque); Júnior Viçosa (Luiz Fernando). Técnico: Marcelo Cabo.

GOL - Júnior Viçosa, aos dez, e aos 34, e Everton Sena, aos 18 minutos do primeiro tempo. Germano, aos dez, e Luiz Fernando, aos 39 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Ricardo Marques Ribeiro (MG).

CARTÕES AMARELOS - Lucas Ramon, Matheus e Everton Sena (Londrina); Matheus Ribeiro e Júnior Viçosa (Atlético-GO).

RENDA - R$ 102.763,00.

PÚBLICO - 6.171 pagantes.

LOCAL - Estádio do Café, em Londrina (PR).