NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Paraná ganha nono dígito no domingo. Veja como atualizar. Do dia 6 até o dia 15 de novembro as ligações para oito números ainda serão completadas

No próximo domingo, os números dos celulares do Paraná ganharão mais um dígito: o nono. Com isso, todos os números atuais devem acrescentar o nove à frente. No Paraná, cerca de 14 milhões de telefones celulares terão o número alterado gradativamente. Só em Curitiba, região e Litoral (DDD 41), são, aproximadamente, 5 milhões de linhas móveis, segundo a Anatel.
A medida também vale para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os DDDs que necessitarão do nono dígito a partir de domingo são os 41, 42, 43, 44, 45 e 46 no Paraná, 47, 48 e 49 em Santa Catarina e 51, 53, 54 e 55 no Rio Grande do Sul.
Após o dia 6, as ligações marcadas com oito dígitos ainda serão possíveis por um tempo determinado, para que as redes e os usuários possam se adaptar. Gradualmente devem haver interceptações e os clientes das operadoras receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem.
Segundo a Anatel, de 6 a 15 de novembro as ligações feitas para oito dígitos serão completadas normalmente. De 16 de novembro a 13 de fevereiro de 2017, as ligações feitas para oito números recebem uma mensagem informando sobre a necessidade do nono dígito para completar a ligação. 
A inclusão do nono dígito nos números de celulares começou em 2011 por São Paulo. O objetivo é aumentar a disponibilidade de números de telefones móveis no Brasil e, assim, poder atender à crescente demanda de novos usuários.
Veja alguns aplicativos que fazem a mudança automaticamente

Novo Dígito BR Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.andre.almeida.novodigito&hl=pt
Oi Nono Dígito
IOS - https://itunes.apple.com/br/app/oi-9o-digito/id680624924?mt=8
Android - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.mobicare.oi.nonodigito
9º Dígito Leucotron
IOS - https://itunes.apple.com/br/app/9o-digito-leucotron/id1042724431?mt=8
Android - https://play.google.com/store/apps/details?id=com.leucotron.nonodigito.android&hl=pt_BR
9º Dígito TIM
IOS - https://itunes.apple.com/br/app/9o-digito-tim/id736667920?mt=8
Android - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.conception.tim.nonodigito2
Vivo 9º Dígito
IOS - https://itunes.apple.com/br/app/vivo-9o-digito/id546153737?mt=8
Android - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.vivo.orgarnizer.activities&hl=pt_BR
Embratel 9º Dígito
IOS - https://itunes.apple.com/br/app/embratel-9o-digito/id717457818?mt=8
Android - https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.abacomm.embratel.nonodigito&hl=pt_BR

Fonte:Bem Paraná

Rio de Janeiro: Crivella se elege no Rio de Janeiro; abstenções, brancos e nulos superam votos do vencedor

Bispo licenciado da Igreja Universal, o senador Marcelo Crivella (PRB) venceu a disputa para a prefeitura do Rio de Janeiro. Com 88,08% das urnas apuradas, Crivella atingiu 59,07% dos votos válidos e não pode ser mais alcançado por Marcelo Freixo (PSOL), que tem 40,93%. 

Até o momento, as abstenções representam 26,96% dos votos e superam o total de votos recebidos pelo primeiro colocado. O eleitorado carioca é composto por 4.898.044 pessoas. 


Essa é a terceira vez Crivella disputa a prefeitura carioca. Engenheiro civil, com pós-graduação na Universidade de Pretoria, em Joanesburgo, África do Sul, também concorreu ao governo estadual em 2006 e 2014. Começou a trabalhar aos 14 anos como auxiliar de escritório e foi taxista. Ficou oito anos no Exército, foi professor universitário e servidor público. 

Com 59 anos, Crivella nasceu na capital fluminense e é filho único de pais católicos. Em 2002, foi eleito para o Senado com mais de 3 milhões de votos. Foi reeleito para o período 2011 a 2019. No governo de Dilma Rousseff, foi ministro da Pesca e Aquicultura. O político publicou contos de cunho religioso e um livro sobre projeto que torna produtivas terras abandonadas pelo governo federal, na cidade de Irecê (BA). 

Casado com Sylvia Jane há 36 anos, é pai de três filhos e tem dois netos. Crivella chegou a ser considerado um dos principais intérpretes do gênero gospel no Brasil, com cerca de 16 álbuns musicais gravados.

Prefeito eleito morre: Prefeito eleito de Foz do Jordão, no Paraná, morre em acidente

O prefeito eleito de Foz do Jordão (115 km ao sul de Guarapuava), Anselmo Albino Amâncio (PSD), morreu em um acidente na BR-373, em Candói, região central do Paraná, na tarde de terça-feira (1), após colidir sua Fiat Strada contra um caminhão que vinha em sentido oposto.
Depois da batida transversal, o veículo de Anselmo pegou fogo e a vítima acabou morrendo no local. O corpo do prefeito eleito foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava. O motorista do caminhão não se feriu. 


Fonte:bonde

Proibição de pesca a espécies nativas começa nesta terça-feira no Paraná

A pesca de espécies nativas está proibida em todos os rios do Paraná devido à piracema, época em que a maioria das espécies se reproduz. Até o dia 28 de fevereiro de 2017, espécies como dourado, lambari, bagre, jaú e pintado, entre outras, estarão protegidas, de acordo com instrução do Ibama (nº 25/2009), e reforçada no Estado por portaria do IAP (nº 206/2016).
"No período da piracema, fiscais de todas as regionais do IAP e da Polícia Ambiental irão reforçar a fiscalização nos locais onde há maior concentração de pescadores e registros de infrações ambientais", diz o diretor de Proteção e Emergências Ambientais, José Antônio Faria de Brito.
Além da pesca, também serão fiscalizados o transporte e a comercialização de pescados e quem descumprir as restrições pode responder por crime ambiental. Transportadores e estabelecimentos comerciais, como peixarias e supermercados, precisam apresentar declaração de seu estoque nos escritórios regionais do IAP para que as espécies nativas possam ser comercializadas.
Durante o período da piracema, a pesca embarcada de peixes nativos será permitida somente em reservatórios artificiais, e a pesca de espécies consideradas exóticas – aquelas que foram introduzidas no meio ambiente pelos seres humanos, como bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina e outras – não faz parte da restrição.
Também estão permitidos os campeonatos e gincanas de pesca em águas continentais, desde que o animal capturado seja devolvido.
"No caso da pesca de espécies exóticas, há uma contribuição com o meio ambiente, pois trata-se de espécies invasoras e extremamente carnívoras que acabam por destruir a fauna nativa", explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais.

A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, o produto da pesca e materiais como varas, redes e embarcações poderão ser apreendidos pelos fiscais. (Redação e foto AEN)




Idosa é presa em ônibus

Uma idosa de 63 anos foi presa na noite desta quarta-feira (02). Ela estava em um ônibus de linha e carregava na bagagem de mão, na parte superior do veículo, cerca de 20 mil comprimidos para disfunção erétil.  
A mulher contou que levaria as cartelas para São Paulo.
A abordagem ao ônibus foi realizada na rodoviária de Cascavel por policiais da RPA e do Pelotão de Choque.

Fonte: portalrondon



Moto-taxi foi encontrado amarrado em área rural

O moto-taxista Dalberto Gervasoni desaparecido desde 7 horas da manhã do dia 02 de novembro, foi encontrado. Dalberto mais conhecido como Betão foi chamado para uma corrida e prontamente foi ao local. E foi surpreendido. Informações dá conta que o jovem foi encontrado amarrado em um pé de laranja em um laranjal próximo a rodovia Susumo Itimura PR-442. Durante todo dia de ontem familiares amigos e população em geral procuravam o jovem moto-taxi. Corrente de orções em todas as igrejas da cidade para que encontrasse o Betão. Deus ouviu os clamores e pedidos e o rapaz foi encontrado com vida. 


Segundo informações da Policia Militar, ele foi encontrado  amarrado em um pé de laranja, estava consciente, mas bem debilitado pelo tempo que ficou  amarrado durante um dia e uma noite. Imediatamente os trabalhadores acionaram a Policia Militar e o  serviços de atendimento do  SAMU.
Após os procedimentos de primeiros socorros o mototaxista foi encaminhado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Uraí, instante que passou por avaliação médica e foi liberado.
Segundo informações da Policia Civil, que seguirá com as investigações para recuperar a motocicleta Honda Titan, Placas AZO 7340, de cor vermelha e de localizar e  prender o autor desse crime.
Esta matéria poderá ser atualizada a qualquer momento.

Kombi é atingida por árvore na BR-369

(Crédito: Reprodução/Conexão Cidades)
Uma Kombi ficou destruída após ser atingida com a queda de uma árvore de grande porte. O caso ocorreu durante o início da tarde desta terça-feira (1º), na BR-369, entrada para a cidade de Ibiporã. O Corpo de Bombeiros foi chamado para serrar o enorme tronco. Por conta do tamanho, o trabalho de remoção ultrapassou uma hora e meia.
Homens da Defesa Civil de Ibiporã também foram até o local para ajudar a retirar a árvore da Kombi, que pertence a um idoso. Ele não estava no interior do carro e por isso sequer precisou de atendimento médico.


Fonte: com informações Bonde