NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

terça-feira, 19 de julho de 2016

Whatsapp entra com recurso na Justiça do RJ contra bloqueio



Segundo a assessoria do TJ, a decisão pode sair ainda nesta terça-feira.
Bloqueio foi decidido após empresa se recusar a ceder informações. Advogados do  WhatsApp entraram com um mandado de segurança na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), na tarde desta terça-feira (19), para suspender o bloqueio do aplicativo, iniciado por volta das 14h. Segundo a assessoria de imprensa do TJ, a decisão sobre o recurso pode sair ainda nesta terça.

Uma decisão da juiza Daniela Barbosa determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens em todo o Brasil; veja reportagem da GloboNews no vídeo acima. Uma notificação foi enviada para as empresas de telefonia após o Facebook se recusar a cumprir uma decisão judicial e fornecer informações para uma investigação policial.

A decisão tomada pela juíza Daniela Barbosa mandou as operadoras suspenderem o acesso imediatamente. Segundo a GloboNews, as provedoras de conexão foram notificadas da decisão por volta das 11h30.
O Facebook informou que não vai se manifestar. Já o WhatsApp informou que já está recorrendo da suspensão e espera que o "bloqueio suspenso assim que possível".
"Nos últimos meses, pessoas de todo o Brasil rejeitaram bloqueios judiciais de serviços como o WhatsApp. Passos indiscriminados como estes ameaçam a capacidade das pessoas para se comunicar, para administrar seus negócios e viver suas vidas. Como já dissemos no passado, não podemos compartilhar informações às quais não temos acesso. Esperamos ver este bloqueio suspenso assim que possível”, afirmou a empresa.
Esta é a quarta vez que um tribunal decide pela suspensão do acesso ao aplicativo no Brasil. 
Diferentemente das outras decisões, não há um prazo definido para o retorno do serviço assim que ele for bloqueado.
'Impossibilidades técnicas'
Segundo Barbosa, o Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, foi notificado três vezes para interceptar mensagens que seriam usadas em uma investigação policial em Caxias, na Baixada Fluminense. A juíza acrescentou que a empresa respondeu através de e-mail, com perguntas em inglês,  "como se esta fosse a língua oficial deste país" e tratou o Brasil "como uma republiqueta". O Whatsapp diz não cumprir a decisão "por impossibilidades técnicas".
Segundo a decisão, o que se pede é "a desabilitação da chave de criptografia, com a interceptação do fluxo de dados, com o desvio em tempo real em uma das formas sugeridas pelo MP, além do encaminhamento das mensagens já recebidas pelo usuário (...) antes de implementada a criptografia."
O bloqueio anterior do Whatsapp foi em maio de 2016. Outro bloqueio aconteceu em dezembro de 2015, quando a Justiça de São Paulo ordenou que as empresas impedissem a conexão por 48 horas em represália ao WhatsApp ter se recusado a colaborar com uma investigação criminal. O aplicativo ficou inacessível por 12 horas e voltou a funcionar por decisão do Tribunal de Justiça de SP.
Bloqueio em maio
A investigação que culminou no bloqueio em maio foi iniciada após uma apreensão de drogas na cidade de Lagarto, a 75 km de Aracaju. O juiz Marcel Montalvão pediu em novembro de 2015 que o Facebook informasse o nome dos usuários de uma conta no WhatsApp em que informações sobre drogas eram trocadas. As informações desse processo corriam em segredo de Justiça.
Segundo o delegado Aldo Amorim, membro da Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal em Brasília, a investigação foi iniciada em 2015 e esbarrou na necessidade informações relacionadas às trocas de mensagens via WhatsApp, que foram solicitadas ao Facebook. A empresa não cumpriu a decisão.

Rapaz morre afogado

Na tarde de sexta-feira (15), a equipe da Polícia Militar foi acionada por volta das 15h para atenderem a uma situação afogamento no Rio Arara, em uma zona rural arredores da cidade de Santa Mariana.
O Corpo de Bombeiros da cidade de Bandeirantes foi chamado para dar apoio, e ao se dirigirem ao local encontraram três homens, de 33, 35 e 26 anos de idade, que passaram a relatar que eles e mais um indivíduo, de nome Cristiano Peres Rosa, de 21 anos de idade teriam ido ao local para pescar.

Segundo os pescadores, o riacho é raso, com cerca de um metro e meio de profundidade e quando estavam na barranca do rio, notaram a falta de Cristiano. Ao procurarem pelo rapaz, viram o boné que ele usava sendo levado pela correnteza.
Eles teriam passado a procurar por Cristiano ao longo do riacho e adjacências e como não encontraram, acionaram imediatamente os policiais.

Com a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros, as buscas foram iniciadas nas águas do riacho através de mergulhadores e pouco tempo depois, o corpo sem vida de Cristiano foi encontrado preso ao fundo. Diante do fato, foi acionada a Polícia Civil, os técnicos do IML e os agentes da Funerária onde foram tomadas as devidas providências.
Redação CN com informações Anuncifácil

Bandidos armados: Dupla armada assalta clientes e dono de trailer de lanches na Vila Independência

Na noite desta segunda feira, por volta das 21h um trailer de lanches foi assaltado na Vila independência por dois meliantes que faziam menção de estarem armados. A Polícia Militar foi acionada e segundo informações das vítimas, deram conta das características dos suspeitos sendo dois indivíduos sendo um deles negro, magro, trajando calça branca, blusa preta e boné, que fez a função de sentinela, e o outro branco, magro, trajando calça preta, blusa de moletom escura e boné, este foi quem saltou para parte de dentro do trailer e simulando estar armado subtraiu a quantia de aproximadamente R$150,00 reais e mais três lanches que havia pedido e ainda o celular da vitima e que na fuga ainda subtraiu o celular, um Motorola moto G, de um cliente e o capacete que estava sobre sua moto).
De posse das informações as equipes passaram a abordar varias pessoas inclusive com características idênticas as dos suspeitos, porém as vítimas não reconheceram ninguém como sendo os autores, seguem as diligências o intuito de localizar e prender os suspeitos.
Fonte:redação CN

Bandido roubam cooperativa na RML: Quadrilha rende funcionários e assalta cooperativa no distrito da Warta

A Unidade da Cocamar localizada no distrito da Warta, zona norte de Londrina, foi assaltada na manhã desta terça-feira (19). A ação foi comandada por pelo menos oito homens armados. Funcionários e gerentes da cooperativa foram rendidos e levados para um quarto ao lado do escritório enquanto os assaltantes foram a um depósito onde estavam armazenados defensivos agrícolas considerados mais valiosos. O roubo durou cerca de meia hora. A quadrilha fugiu em uma van Sprinter branca, levando também um Voyage branco de um dos funcionários, com placa AWG-6316. Os funcionários não foram autorizados a gravar entrevista sobre o ocorrido.
(com assessoria de imprensa)

Bandidos atacam banco em Uraí: Gangue do maçarico ataca agência do Banco do Brasil

Na manhã de domingo 17 de julho, por volta das 7:00 horas, no momento que  um cliente do Banco do Brasil da cidade de Uraí foi a agência para fazer uso de um dos caixas eletrônicos, foi  surpreendido por um elemento que o rendeu  na porta de entrada, ficando do lado de fora, enquanto que três elementos da quadrilha todos encarapuçados estavam no interior da agência arrombando um dos caixas eletrônicos com o uso de maçarico.

A vitima informou ainda que a ação foi rápida e que a agência ficou totalmente tomada por fumaça com cheiro forte de queimado,  que a quadrilha fugiu utilizando-se de um veiculo  novo de cor branca e que não sabia informar de qual  modelo seria.

Somente após a fuga dos elementos a vitima pode ir até o 3º Pelotão para informar do ocorrido, rapidamente a equipe policial deslocou-se até o banco e constatou o fato, isolaram o local e repassaram o fato para  a Policia Civil, e também para o gerente da agência para que providencias fossem tomadas.  

Na sequência a equipe da  Policia Militar deslocou-se em patrulhamento pela cidade com o intuito de obter pistas e prender a quadrilha, mas  não obtiveram êxito até o momento.  A Policia conseguiu identificar o modelo do veiculo utilizado na fuga seria  um HB 20 de cor branca.
O valor que foi subtraído da agencia não foi informado,  pois tem que aguardar o levantamento da gerência.  


Vereador morto a tiro: Presidente da Câmara de Ortigueira é sequestrado e morto com tiro na cabeça

O vereador João Batista Luiz Borges (PSDB), então presidente da Câmara de Vereadores de Ortigueira, nos Campos Gerais do Paraná, foi encontrado morto na noite de segunda-feira (18) na zona rural da cidade. Segundo a Polícia Civil, ele foi executado com um tiro na cabeça.
Informações preliminares dão conta de que três homens armados teriam invadido a residência do vereador, mantido a família refém e levado a vítima para um matagal, onde o vereador foi morto. Batista, que tinha 49 anos e era nascido em Londrina, cumpria o seu segundo mandato como vereador em Ortigueira.
A Polícia Civil investiga o caso e deve fornecer mais informações à imprensa no início da tarde desta terça-feira (19).
Em quatro meses, este é o segundo caso de parlamentar assassinado em Ortigueira. Em abril deste ano, o vereador Rafael Ribeiro Costa (PTN) e o pai dele, Joarez Costa, também foram mortos a tiros.



Fonte:bonde