NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

terça-feira, 17 de maio de 2016

URAÍ: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CREAS e o Conselho Tutelar, com o apoio da Prefeitura do Município de Uraí, deram início nesta segunda-feira dia 16 de maio à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Sérgio Henrique Pitão e sua esposa Patrícia, o Secretário Municipal de Assistência Social,  Reinaldo Matsuo, a Secretária de Educação, Ariadne, o Presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Antonio Manoel, juntamente com a representante de usuários,  Matilde, com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,  Maria Tereza e toda a equipe da assistência social.  
Esta campanha se estenderá até a próxima sexta-feira dia 20 de maio, com ações de conscientização, palestras, divulgação em sites oficiais, rádio, visitas em escolas do município entre outros.  Segundo  Reinaldo Matsuo Kuriki o objetivo desta campanha  é divulgar, educar e conscientizar a população do município de Uraí, sobre a importância de dizer não à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de crianças e adolescentes”.
A data 18 de maio configura-se na oportunidade de reunir e consolidar ações na perspectiva de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, que é uma das mais graves violações de direitos humanos e de destruição da dignidade de pessoas em desenvolvimento. Também é uma data que serve para reafirmar a responsabilidade da família, da sociedade e do estado no combate a este tipo de violência.
A data escolhida faz menção há um crime que causou revolta e indignação no país no ano de 1973, quando Araceli Cabrera Sanches Crespo, de oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta, tendo o corpo desfigurado por ácido, no dia 18 de maio em uma rua movimentada da cidade de Vitória – ES. O fato chocou também pela impunidade dos acusados e pelo silêncio não só da sociedade capixaba, mas também da família de Araceli diante do crime.
A violência sexual, de acordo com alguns pesquisadores, configura-se como “toda situação na qual um ou mais adultos, do mesmo sexo ou não, utilizam a criança ou o adolescente com a finalidade de obter prazer/satisfação sexual”.
A exploração sexual de crianças e adolescentes “é uma das piores formas de trabalho infantil” segundo a lista tip (lista das piores formas de trabalho infantil). Implica em sérios prejuízos, a curto e longo prazo, para o seu desenvolvimento emocional, cognitivo, interpessoal, comportamental, físico e sexual. Está tipificado no estatuto da criança e do adolescente como crime e, portanto deve ser combatida.
Faça sua parte!! Denuncie!! Salve vidas!!
Entre em contato com:
Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, na Rua Rio de Janeiro n° 496 ou pelo Telefone: (43) 3541 - 2795
Conselho Tutelar - Rua Lino Nardim n° 666 ou pelo Telefone: (43)3541-3079 ou 9959-1877
Direitos Humanos Disque 100
Polícia Militar Disque 190
Ligue, o atendimento é sigiloso e você não precisa se identificar.


Fonte: PMU

Paraná registra 30 mortes por H1N1 do início do ano até esta segunda-feira

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), do início do ano até esta segunda-feira (16) foram contabilizados 478 casos de influenza no Estado. Destes, 446 correspondem ao vírus H1N1. Os números totalizam casos de Síndromes Respiratórias Agudas, que demandam internação do paciente, e Síndromes Gripais registrados nas 23 Unidades Sentinelas do Paraná.

No mesmo período, foram confirmados 30 óbitos por H1N1 nos seguintes municípios: Antonina (1), Curitiba (3), Quitandinha (1), São José dos Pinhais (1), Rio Azul (1), Chopinzinho (1), Francisco Beltrão (1), Marmeleiro (3), Foz do Iguaçu (7), Espigão Alto do Iguaçu (1), Campo Mourão (2), Umuarama (1), Maringá (1), Apucarana (2), Londrina (1), Andirá (1), Cornélio Procópio (1) e Toledo (1).

Em relação a semana passada, houve um aumento de oito mortes. O novo número ultrapassou o registro de óbitos por Influenza em 2015, que foi de 26, sendo quatro delas causadas pelo vírus H1N1. 

Ex-BBB Laércio nega ter estuprado menor de idade, diz polícia

Laércio de Moura, ex-participante do BBB 16, em depoimento, negou ter estuprado uma menina de 13 anos, em 2012. 
O ex-BBB foi preso preventivamente na manhã desta segunda-feira (16), em Curitiba, e prestou depoimento nesta tarde. 
A delegada Daniela de Andrade, do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), disse que o ex-BBB apenas negou o fatos, sem entrar em detalhes. 
Ele também responde pela suspeita de ter fornecido bebida alcoólica a menores de idade. 

O advogado do ex-BBB, Ronaldo Manoel Santiago, disse que Laércio mal conhece a menina, que só tiveram amizade virtual e não teve conjunção carnal. Além disso, afirmou que a menina mentiu a idade, dizendo que era maior de idade. De acordo com o advogado, os dois se encontraram apenas uma vez, quando se conheceram e, depois disso, conversavam virtualmente. 

Laércio foi transferido da sede do Nucria para o Centro de Triagem da Polícia Civil, enquanto aguarda uma vaga na Casa de Custódia de Pinhas (Região Metropolitana de Curitiba). 
Investigação 
A adolescente, de 13 anos, e o ex-BBB, de 53, se conheceram em um evento público em Curitiba. Segundo a investigação, ele passou a enviar mensagens para a menina. Até o momento em que a polícia procurou a vítima, a família dela não tinha conhecimento do que estava acontecendo. 

As investigações começaram após Laércio ter entrado no Big Brother Brasil 16, pois surgiram diversas denúncias contra ele. 

Prints de conversas do ex-BBB com a adolescente são utilizados na investigação. 
(com informações do G1 e Polícia Civil). Fonte: bonde.

Assaltantes assustam procopenses: Roubaram o estabelecimento e prenderam todos no banheiro

A Polícia Militar de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, segue à procura de três indivíduos que assaltaram um bar na noite do último domingo (15), perto das 22h, na rua Hortêncio Druzzini. Uma mulher chamou a PM minutos após o roubo, e contou detalhes da atuação dos bandidos, que renderam as vítimas.
De acordo com o boletim de ocorrência, todos estavam armados, e deram voz de assalto quando os clientes confraternizavam no estabelecimento comercial. Um dos criminosos foi mais ousado, e colocou um revólver cromado no pescoço de um homem. Depois de poucos minutos, o trio ordenou que os rendidos fossem para o banheiro enquanto cerca de R$ 2 mil eram levados do caixa do bar.
Segundo as vítimas, os bandidos fugiram a pé, mas um deles estava de capacete, o que levanta a suspeita de que tenha escapado em uma motocicleta. Porém, ninguém relatou à PM que teria ouvido o som do veículo. Mesmo com o patrulhamento feito na região, ninguém foi preso.