NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

domingo, 16 de agosto de 2015

Deputado estadual tem carro cercado por protesto de professores da UEM

Um grupo de professores e servidores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) protestou contra o deputado estadual Dr. Batista (PMN) nesta sexta-feira (14), no Hospital Universitário (HU), onde o parlamentar esteve para oficializar a entrega de equipamentos. Os manifestantes, a maioria de sindicalistas, cobravam o deputado pelas mudanças nas regras do ParanáPrevidência, o fundo de pensão dos servidores do estado, cujo projeto contou com voto favorável de Batista para ser aprovado. O carro em que estava o deputado foi cercado e, aos gritos, impedido de deixar o local. Duas mulheres chegaram a subir no capô do veículo. "Vendido!", berravam muitos dos que protestavam. Ao coro de "ladrão", o motorista de Batista acelerou, devagar, e, com a saída das mulheres de cima do carro, conseguiu deixar o Hospital Universitário.
Dr. Batista afirmou que viu a manifestação com tranquilidade e como um direito dos professores. Ele também disse que votou a favor das mudanças na Previdência por acreditar que era a melhor decisão em favor do Paraná. Para ele, o funcionalismo público está "bem amparado pelo governo". Fonte: do G1

Jataizinho: Em sessão extraordinária, Câmara de Jataizinho afasta quatro vereadores

Comissão Processante foi implantada para investigar os parlamentares.Grupo é suspeito de improbidade administrativa e quebra de decoro.
Em sessão extraordinária neste sábado (8), a Câmara de Jataizinho, no norte do Paraná, afastou quatro vereadores suspeitos de improbidade administrativa e quebra de decoro parlamentar. Na mesma sessão, foi aberta uma Comissão Processante para investigar os políticos.
Os denunciados estavam impedidos de participar da sessão, e os suplentes assumiram as vagas. Foram oito votos favoráveis ao afastamento e um contrário.
Enquanto as investigações estiverem tramitando, Maurílio Matielho (PSD), conhecido como Bidu e que já foi presidente da Casa, Alex Antônio Gomes Faria (PRB), que já exerceu a função de primeiro secretário, Clóvis da Silva Cordeiro (PTB), o Clovinho, e Jorge dos Santos Pereira (PPS), conhecido como Jorginho, continuam a receber o salário de aproximadamente R$ 2.700,00.
Procurado pela reportagem, o vereador Maurílio Matielho não quis falar sobre o assunto. Os vereadores Clóvis da Silva Cordeiro e Alex Antônio Gomes Daria não atenderam às ligações da reportagem.
Já o vereador Jorge dos Santos Pereira disse que os vereadores afastados não receberam notificações da sessão extraordinária e que não há nenhum parecer jurídico sobre a situação. Ele também considera o afastamento um ato antidemocrático.
Denúncias
Todos são investigados por suspeita de fraude em licitação para a contratação de uma empresa de programas de computador para a área contábil e recursos humanos.
Eles também são suspeitos de envolvimento em irregularidades para a eleição da Mesa Executiva e ofensa a outros vereadores e ao prefeito.
“Nós temos uma prazo de 90 dias, três meses, para que a Comissão conclua o relatório final”, disse Cícero Aparecido Guimarães (PDT), que é presidente da Comissão. Este relatório deverá indicar ou não a cassação dos vereadores.
Uma das primeiras tarefas da Comissão será notificar os vereadores sobre o afastamento. Feito isso, os parlamentares devem apresentar as defesas.
G1/Norte do Paraná

Cassação: Câmara Municipal de Nova Londrina cassa mandatos de dois vereadores

A Câmara de Vereadores de Nova Londrina, no noroeste do Paraná, cassou os mandatos de Nelson da Costa (PSD) e Mário Sonsim (PDT) nesta quarta-feira (12) por quebra de decoro parlamentar. A decisão pela cassação dos vereadores foi unânime, foram sete votos favoráveis. Costa e Sonsim foram flagrados pela Polícia Civil e pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR)oferecendo e distribuindo vales-combustíveis a eleitores em troca de votos para candidatos a deputados estaduais, antes da votação do 1° turno das eleições de 2014. Os dois também respondem a uma ação civil pública por improbidade administrativa, por terem recebido diárias irregulares entre 2009 e 2012. 
Além disso, em junho deste ano, Sonsim e Costa foram condenados pela justiça por corrupção eleitoral. Os legisladores condenados foram multados em dez salários mínimos cada e deverão prestar serviço comunitário entre um ano e dois meses a um ano, onze meses e dez dias. Nelson da Costa (PSD) informou que vai recorrer da decisão. Já Nelson Sonsim (PDT) não atendeu os telefonemas da reportagem para comentar o assunto. A sessão que caçou os mandatos dos dois vereadores começou na noite de segunda-feira (10), mas precisou ser suspensa após tumulto com os moradores da cidade. A reunião recomeçou nesta quarta-feira e terminou pouco depois do meio-dia. A partir de segunda-feira (17), os suplentes Cláudio Molina (PV) e Silvino Roman (PDT) assumem as vagas deixadas pelos políticos. 
Fonte:do G1