NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quinta-feira, 30 de julho de 2015

MINISTÉRIO PÚBLICO GANHA APOIO DE IGREJAS BATISTAS CONTRA CORRUPÇÃO

Na tarde desta terça-feira (27) líderes e pastores lotaram a sede do Seminário Batista do Sul do Brasil, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para participar de um encontro com o objetivo de combater a corrupção em todas as esferas sociais.
O evento contou com uma palestra do Procurador da República Deltan Dallagnol, que integra a força-tarefa da Operação Lava-Jato, chamando os pastores para participarem de ações contra a corrupção através das 10 medidas apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF).
Os presentes se comprometeram a colaborar com pequenos gestos, entre eles colher cartas de instituições e 1,5 milhões de assinaturas em apoio às propostas do MPF que segundo Dallagnol “podem mudar o Brasil, se Deus quiser”.
Entre as mudanças que o fim da corrupção podem trazer ao país o procurador afirma: “Poderíamos resolver o problema do SUS, aumentando o investimento federal em saúde e também em educação em três vezes. Seria possível melhorar a segurança em pelo menos cinco vezes em todo o país. Ou ainda, um aspecto muito sensível aos cristãos, poderíamos retirar dez milhões de pessoas da miséria, que não tem dinheiro para comprar comida para sobreviver… e sobraria dinheiro.”
As dez propostas do MPF para o fim da corrupção são:
1.     Criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos
2.     Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação
3.     Responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2
4.     Aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores
5.     Reforma sistêmica de prescrição penal
6.     Celeridade nas ações de improbidade administrativa
7.     Eficiência dos recursos no processo penal
8.     Ajustes nas nulidades penais
9.     Prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado
10.Recuperação do lucro derivado do crime
“Começamos a pensar em como o sistema pode ser mudado, com base em estudos internacionais, para que tenhamos um país mais justo, com menos corrupção e impunidade. Foi aí que surgiu a ideia das 10 medidas contra a corrupção. A partir daí escrevemos dez medidas e enviamos para vários especialistas do país. Eles nos retornaram com suas considerações e fechamos o pacote”, explica o promotor.
As igrejas batistas do Rio de Janeiro estão participando das iniciativas de apoio a essas propostas, entre elas as igrejas de Belford Roxo e Duque de Caxias que já iniciaram o processo de recolhimento de assinaturas.
Para os próximos dois meses essas igrejas realizarão cultos especiais para enfatizar a ética, compaixão e justiça sempre mostrando como a corrupção afeta de forma negativa o desenvolvido do país.
Fonte: Gospel Prime