NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

sábado, 13 de junho de 2015

Bactéria mãe e filha

Bactéria mata filha e mãe de apenas 14 anos de Wenceslau Braz

Duas crianças mortas. A questão é que eram mãe e filho. Essa é a triste história de uma jovem de 14 anos que morava em Wenceslau Braz e que morreu na madrugada desta quinta-feira (11) após dar à luz três dias antes. A morte aconteceu em virtude de uma bactéria contraída pela jovem ainda durante a gestação. O bebê já havia falecido poucas horas após nascer, de domingo para segunda, igualmente vítima desta mesma bactéria. O parto, normal, aconteceu no Hospital Regional do Norte Pioneiro, em Santo Antônio da Platina. Como após o nascimento a mãe também já teve seu estado de saúde agravado, foi transferida para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho. Na madrugada desta quinta-feira, porém, a jovem não resistiu às complicações do seu quadro clínico e morreu. Ela foi velada e sepultada em Wenceslau Braz ainda durante a quinta-feira.
“Era uma criança sofrida, teve uma vida problemática desde a infância. Nós acompanhamos ela há anos, sempre tentando inserir em programas, nas escolas, mas sempre com dificuldade. Depois que entrou na adolescência aí fica mais rebelde, mais difícil da gente lidar”, relata o presidente do Conselho Tutelar de Wenceslau Braz, Juvenal Luziano da Silva.
“Quando ela engravidou, aí ela melhorou muito, virou outra pessoa. Ela tinha ido morar com os pais do rapaz que engravidou ela, mas achamos melhor ela voltar para a casa da avó, onde ela foi criada, e estava indo tudo razoavelmente bem. A gente acompanhava o pré natal, só que o grande problema aconteceu quando ela não fez um dos exames, já no sétimo mês, que deveria detectar a bactéria, que justamente foi a causa da morte”, completa o conselheiro.
A Polícia Civil de Wenceslau Braz deve abrir inquérito para investigar as circunstâncias da gestação da jovem, que engravidou ainda com 13 anos.
“Como a lei diz que a prática sexual com menores de 14 anos é considerada estupro de vulnerável teremos que investigar. Vamos ver se o pai do bebê realmente era maior de idade quando a menina engravidou e ouvir familiares e testemunhas para ver qual rumo o caso vai tomar”, adianta o delegado da Polícia Civil de Wenceslau Braz, Miguel Bakr

(Texto e foto: Folha Extra).