NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Uraí é campeão do I VATICOP

Uraí é campeão do I VATICOP - Recebe os parabéns pela conquista 

A Equipe de Uraí foi campeã (categoria b (60 anos)) do Torneio Interestadual de Voleibol Adaptado de Cornélio Procópio – 1º Vaticop, que aconteceu em Cornélio Procópio, entre os dias 5 e 8 de novembro.

Quem não foi, certamente, perdeu uma das mais bonitas festas que marcou a abertura do Torneio Interestadual de Voleibol Adaptado de Cornélio Procópio – 1º Vaticop, promovido pela Prefeitura do Município. Músicas, desfiles e danças foram os ingredientes do lançamento do torneio que envolve a participação de seis equipes da terceira idade, representando os estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. A festa de abertura aconteceu no Quinzão, quarta-feira (05, com os jogos sendo realizados até sexta-feira. A promoção homenageia a ex-atleta, Adélia Triana Teodoro, com troféu transitório que leva o seu nome.
O prefeito Fred Alves, que participou da abertura ao lado da esposa e coordenadora do Provopar, Lúcia de Fátima Cardoso Alves, era um dos mais entusiasmados com o evento organizado pela Fundação de Esportes (Fecop). “Fico muito contente em ver a alegria dessas pessoas em participar de um momento como este. Isto é o resultado da força de vontade de cada de cada um participantes”, discursou o prefeito. Também participaram do evento, Tato Druzini, diretor da Fecop, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jones Alves, a secretária de Educação, Leandra de Rosis; Sônia Maria Rodrigues, da UTFPR, e as vereadoras Márcia de Souza Soares e Angélica Olchaneski.
Disputam as competições os municípios de Assis (SP); Balneário de Camboriú/ACEJAC (SC); e, pelo Paraná, além de duas equipes de Cornélio Procópio, os municípios de Rancho Alegre e Uraí. O fogo simbólico foi conduzido pela atleta procopense, Decarlos Moreira Belo; e o juramento do atleta, por Clair Silva, da AESATCOP; e número de dança por integrantes do Ceconti. As apresentações musicais ficaram por conta da Banda Santa Cecília e do trio formado por Ivani, Néia e João, que interpretou a música “Amigos para Sempre”, para entronização do Troféu. As competições estão sendo realizadas nos ginásios do Quinzão e Panorama.
(Comunicação / Prefeitura)

Uraí - Júri condena réu acusado de agressão contra o enteado

Na tarde do da quarta feira (19) de novembro no salão nobre da AABB Associação Atlética Banco do Brasil, aconteceu o julgamento do réu Danilo Henrique Salgado, que foi acusado pela própria companheira  de  ter agredido violentamente o enteado de apenas três anos  de idade, na tarde do dia 11 de fevereiro de 2013, e deste então permaneceu preso na Cadeia Pública de Uraí.
É a segunda vez que esse júri é marcado; na primeira vez foi para o dia 21 de outubro mas nas vésperas o judiciário teve conhecimento que um dos familiares do réu estava mantendo contato com os jurados que foram sorteados para integrar o conselho de sentença, diante deste fato foi adiado para o dia 19 de novembro e foi instaurado um processo criminal contra essa pessoa, que já foi penalizada, e nesta segunda  vez foi  mantido em segredo os nomes do jurados sorteados.
Relembrando o caso; segundo consta nos Autos,  após a criança ter sido  agredida,  ela foi levada para a Santa Casa de Cornélio Procópio, por uma equipe do SAMU que atendendo ao pedido de socorro de uma prima da mãe da vitima,  mas a equipe medica do hospital procopense encaminhou a criança para o Hospital Infantil de Londrina devido a gravidade de seu estado de saúde.
De acordo com o registro da Dra. Lúcia Martins Mourão Oliveira médica do  Hospital Infantil de Londrina, a criança deu entrada na UTI as 16h56m do dia 12/02/2013, após ter sido submetida a uma cirurgia devido a trauma abdominal, e foi encontrado no procedimento grande de liquido hemorrágico, com trauma de pâncreas e lesão do fígado.
Foram realizados todos os procedimentos necessários e encaminhado a criança para UTI pediátrica em estado gravíssimo, sendo entubada em aparelho de ventilação mecânica, com dreno abdominal, pois somente  após 24 horas que o quadro clinico dela veio a se tornar um pouco mais estável, mas ainda inspirava cuidados médicos e permanecia dependendo de ventilação mecânica, informou o relatório da médica.
Na época a comunidade uraiense ficou revoltada,  com tamanha crueldade com o menino e sensibilizados fizeram uma corrente de orações pedindo a Deus o restabelecimento da saúde da criança.  
Baseado nestes fatos o Promotor de Justiça Dr. José Roberto Manchini defendeu o  pedido perante o corpo de jurados pela condenação de Danilo por Tentativa de Homicídio Qualificado, (quando dependendo da motivação do agente, ou mesmo do meio empregado por ele, corre o risco de matar)  já  os advogados da defesa  pediram a absolvição do acusado, pois  tentaram passar para os jurados alegações com duvidas  sobre  quem poderia ter  cometido esse ato covarde e violento.
Após o julgamento de todos os quesitos elaborados pela justiça, por unanimidade de votos o réu Danilo Henrique Salgado foi declarado culpado sob a pena de cumprir 13 anos e 10 meses no regime fechado  em uma penitenciaria Estadual,  em seguida ele  retornou ao setor de carceragem da DP local.  O julgamento aconteceu no salão nobre da AABB, pelo fato de não haver um local adequado no Fórum da comarca de Uraí.

Fonte: DP Jornalismo Milenium FM

CASAL MORRE ELETRICUTADO AO TENTAR PEGAR SINAL DE ANTENA CELULAR

Caso aconteceu na zona rural de Ipiranga, no PR, na noite de quinta (20).
Antena é pequena e bastante utilizada nas residências nas áreas rurais.


Um casal da área rural de Ipiranga, na região dos Campos Gerais do Paraná, morreu eletrocutado depois de usar uma antena de celular para conseguir fazer ligações, na noite de quinta-feira (20). De acordo com a Polícia Militar (PM), durante a busca de sinal, eles acabaram encostando a antena na rede de alta tensão e receberam uma descarga elétrica. O marido e a mulher, que estava grávida de seis meses, morreram na hora.
Nas residências de área rural, o uso de antenas de celular é bastante utilizado pelos moradores. São equipamentos pequenos, semelhantes à antenas de televisão. Ela pode ser instalada em qualquer lugar para captar o sinal da operadora. Segundo informações da Companhia Paranaense de Energia (Copel), por ser de fácil manuseio, eles amarraram a antena na ponta de um bambu e depois, saíram a pé na tentativa de encontrar o sinal. No entanto, acabaram encostando-se à rede elétrica. A descarga elétrica que os dois receberam é considerada de média tensão e pode ter chegado a 19.500 watts.
O homem tinha 35 anos e a mulher, 29 anos. Vizinhos chamaram por socorro, mas quando a ambulância chegou no local, já não era possível fazer mais nada. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico-Legal (IML) de Ponta Grossa, também nos Campos Gerais. Na manhã desta sexta-feira (21), a família aguardava a liberação dos corpos em frente ao IML.

O tenente ainda avisa que jamais se deve instalar ou mexer em antena próxima à rede de alta tensão. Em caso de choque, não tocar na vítima, pois a pessoa que for ajudar também receberá a descarga elétrica.
O oficial de comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente Matheus Justino Cândido, alerta a população para evitar tragédias como a que aconteceu com o casal. “Jamais se arrisque em dias chuvosos, como era a condição do tempo no momento. A instalação e a manutenção de qualquer tipo de antena deve ser feita por profissionais. Se não houver alternativa, a rede elétrica precisa ser desligada”, orienta.

Fonte:G1