NOSSA TERRA

NOSSA TERRA
BRASIL

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Prefeito Susumo Itimura tem mandato cassado pela Câmara

Susumo Itimura ocupava o cargo de prefeito pela quinta vez em Uraí
A Câmara de Vereadores após 90 dias de investigação pela Comissão Processante, concluiu o processo, que cassou o mandato do prefeito Susumo Itimura (PSDB), considerado o administrador público mais velho do Brasil, aos 93 anos. A decisão saiu por volta das 3:12 minutos desta quarta-feira (22), após quase 20 horas de sessão extraordinária.  Itimura foi acusado de pagamentos irregulares e uso de notas frias. A cassação foi definida por 6 votos a 2.
A denúncia partiu do vereador Ângelo Tarantini Filho, com base em ação do Ministério Público, que investigou o ex-secretário de Esportes do Município, Omar Mahamad Zebian, por desvio de recursos públicos com notas frias para pagamentos de serviços que nunca foram realizados. Na ação, apresentada em março de 2010, o Ministério Público recomenda a cassação do prefeito por ato de improbidade administrativa, mas recorreu.

O processo, de 765 páginas, foi lido pelos vereadores em um julgamento que durou mais de 20 horas. Seis, dos oito vereadores que votaram, escolheram a cassação de Itimura. O policiamento teve de ser reforçado entorno da Câmara, pois o julgamento atraiu manifestantes que queriam a cassação do prefeito, bem como pessoas que defendiam a permanência de Susumo Itimura – não houve tumulto.

O advogado de defesa do prefeito afirmou que Itimura não compareceu ao julgamento, pois está com a saúde debilitada, mas que irá recorrer da decisão. O vice-prefeito, Dr. Almir Fernandes (PTB), deve tomar posse nesta quarta (22).